Tebet escolhe economista Luciana Servo para ser presidente do Ipea
Servidora do instituto desde 1998, ela é a primeira mulher negra a ocupar o posto
compartilhamento Especial

Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha

Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha

Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha

Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

    • Copiar link
  • 20.jan.2023 às 20h09
    • Ouvir o texto
    • Diminuir fonte
    • Aumentar fonte
    Douglas Gavras São Paulo

    A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), indicou nesta sexta-feira (20) a economista Luciana Mendes Santos Servo para presidir o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

    Servidora do instituto desde 1998, ela é a primeira mulher negra a ocupar o posto e tem um histórico de atuação em projetos na área de saúde pública, como o "Prioriza SUS", o "Conta Satélite de Saúde" e o "Contas SHA para o Brasil".

    Ela é a terceira mulher a presidir a instituição. Já ocuparam o posto Aspásia Camargo (1993-1995) e Vanessa Petrelli Corrêa, que comandou o órgão interinamente em 2012.

    Servo é doutora em economia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e mestre na área pela USP (Universidade de São Paulo).

    Tebet vinha sendo cobrada pela falta de diversidade na equipe vinculada ao Planejamento. Há duas semanas, ao ser questionada sobre quem seriam seus secretários, a ministra afirmou que gostaria de montar um ministério diverso, mas que tinha dificuldade para encontrar mulheres negras.

    No dia seguinte, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse que se colocava "à disposição" de Tebet para trabalhar em estratégias para ampliar a diversidade na composição das pastas.

    A nova presidente do Ipea também participou da elaboração de relatórios do CMAP (Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas) e de um estudo que investigou a demanda e a oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação durante a pandemia de Covid-19.

    Segundo o Ipea, ela colaborou, ainda, em um trabalho sobre o gasto dos municípios com atenção primária à saúde.

    Seus estudos incluem um histórico do financiamento em saúde e análises de segurança do trabalho no Brasil, além de pesquisas de educação, custo de vida e desigualdade regional no país.

    Servo substituirá Erik Figueiredo, nomeado para o posto durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), e terá a missão de pacificar o órgão novamente.

    Em dezembro, a Folha mostrou que servidores do Ipea acusavam o ex-presidente do institutode acobertar casos de assédio moral e de perseguição política na instituição, supostamente praticados por dirigentes alinhados a Bolsonaro.

    Outra reportagem recente mostrou que um estudo assinado pelo ex-presidente contestava pesquisas recentes que apontam o aumento no número de brasileiros em situação de insegurança alimentar ou com fome.

    Agora no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sob o guarda-chuva do Ministério do Planejamento, o Ipea foi criado em 1964, com o nome de Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada.

    O instituto conta com sete diretorias e um corpo técnico de pesquisadores na sede, em Brasília, e na unidade do Rio de Janeiro.

    Conduzindo pesquisas em diferentes áreas, o órgão tem por missão aprimorar as políticas públicas para o desenvolvimento.

    • compartilhamento Especial

      Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha

      Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha

      Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha

      Salvar para ler depois Salvar artigos

      Recurso exclusivo para assinantes

      assine ou faça login

      • Copiar link
    • Tópicos relacionados

      Leia tudo sobre o tema e siga:

      Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!

      Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

      Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

    SUA REAÇÃO!

    Comentários

    https://blog.juniormusic.net.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

    0 comment

    Write the first comment for this!